Do you speak English? | Parlais vous Français?

A minha mensagem de Natal, com amor

Hoje, 24 de dezembro, termina o advento, 4 semanas de celebração e de reflexão sobre a nossa relação com os minerais, os vegetais, os animais, a humanidade, coroados, a 21 de dezembro com a celebração dos elementos, da escuridão e da luz.

Amanha, 25 de dezembro, começa o Natal que vai até dia 5 de Janeiro. 

O Natal são13 noites e 12 dias sagrados, em que somos convidados a trabalhar o  agradecimento, a instropecção, o desapego e o amor.

De 24 dezembro à noite (a primeira das 13 noites de Natal)  a 31 de dezembro, é-nos dada a oportunidade de meditar sobre as alegrias e tristezas de 2013: Quem somos? Quem queremos ser? Como tratamos a nós e aos outros? Que palavras utilizamos para descrever o mundo em que vivemos? O que transparece da nossa alma em cada palavra e acção?  O que nos afasta de nós, dos que amamos, do amor? É tempo de observar atentamente.

A 31 de dezembro, estamos a metade da viagem meditativa, a viragem, o recomeço. 6 noites meditativas em que me me aproximo de mim. Que pensamentos, acções e reacções quero deixar em 2013? Que emoções, sentimentos, pensamentos, palavras, quero cultivar em 2014?  O que posso fazer para atingir os meus objectivos?

Segue-se o dia de Reis, o baptismo de Cristo, dia de celebração, de reforço de intenções, de expansão.

É uma época de crescimento interior, de mergulho em si e nos seus que é mais extensa e mais profunda do que nos habituamos a percepcionar.

Especialmente quem tem crianças, pode experienciar o dar incondicional e regalar-se com as suas reacções exuberantes às mais simples manifestações de amor. É tanto o que temos a aprender com as nossas crianças...

Se ainda não mergulhaste no espírito natalício, convido-te a fazê-lo, durante os dias sagrados que agora se iniciam. É um convite ao auto-conhecimento, ao amor e, para mim, ao silêncio pois é o silêncio, a capacidade de não comentar, não argumentar, não julgar, concordar ou discordar, que quero cultivar em 2014.

Quero também, agora e em cada novo dia que se avizinha, reiterar os votos de amor ao meu marido e filho. Um Novo Ano de conhecimento mútuo, 365 novos dias para amar. Ainda bem que estão na minha vida!

Aos meus pais, avós e ancestrais, o meu mais profundo agradecimento por me terem dado a vida e por me terem apoiado, sempre, de todas as formas e com todas as ferramentas de que dispunham. Sem vocês, nem eu nem o meu filho estaríamos aqui.

Aos meus familiares, os presentes e os ausentes, o meu agradeciento por viverem aqui e agora, comigo. Sinto muito amor e vontade de aproximação. São 24 tios e tias, mais de meia centena de primos e primas, de todas as idades e  muitas personalidades, espalhados pelo mundo... como eu gostava de partilhar com vocês os meus dias, sorrir e chorar convosco... 

A todos os amigos e amigas agradeço o tempo que me dedicaram e que ainda vão dedicar.

A todas as pessoas que me lerem,  desejo um período de Natal cheio de novas descobertas e um ano Novo repleto de concretizações e amor.

Com amor,

Cátia Maciel

3 comments:

  1. Ideias para a celebração dos 12 dias sagrados:

    Percurso meditativo - http://innerchristmas2009.blogspot.pt/2009/12/december-25th-first-holy-night.html

    ReplyDelete
  2. Aqui o percurso meditativo de 2013 http://imagineself.com/inner-christmas/

    ReplyDelete